OET participa na reunião do Conselho Regional das Obras Públicas dos Açores
- Detalhes
A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros Técnicos, através da sua Presidente, Engenheira Técnica Sara Pavão, marcou presença na reunião do Conselho Regional das Obras Públicas, realizada no dia 10 de outubro, na Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
Nos termos do Decreto Regulamentar Regional nº 17/2024/A de 12-11-2024, a Ordem dos Engenheiros Técnicos integra este Conselho que é presidido pela Exma. Sr.ª Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Dr.ª Berta Cabral, e que reúne diversas entidades representativas do setor, com o objetivo de promover a coordenação e o aconselhamento técnico em matérias relacionadas com as obras públicas na Região Autónoma dos Açores.
A OET congratula-se pela reativação deste relevante órgão consultivo da Região Autónoma dos Açores, mas também, pela forma construtiva e participativa como a reunião decorreu.
Durante a sessão, foi apresentada uma exposição da anteproposta de plano e orçamento para 2026, no domínio das obras públicas, bem como do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em matéria de obras públicas. No final, foram solicitados contributos a todas as entidades representadas, reforçando o espírito de colaboração entre os diversos intervenientes.
A OET reafirma a sua total disponibilidade para colaborar ativamente neste órgão consultivo, contribuindo para a prossecução do interesse público e o progresso da Região Autónoma dos Açores.
Conferência Ambiente e Sustentabilidade (Ilha do Pico)
- Detalhes
A OET e a Universidade dos Açores promoveram conferência dedicada ao tema do “Ambiente e Sustentabilidade” no dia 4 de outubro de 2025, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico (Açores)

A Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET), em parceria com a Universidade dos Açores, organizou uma conferência dedicada ao tema “Ambiente e Sustentabilidade”, inserida no âmbito das comemorações dos 50 anos desta Instituição de Ensino Superior. O evento, que teve lugar no Museu dos Baleeiros, no Concelho das Lajes do Pico, contou com a presença de mais de meia centena de participantes, entre membros da OET e da comunidade local, mas também, académicos, representantes de empresas da área do ambiente e da energia, de associações empresariais e institucionais.
A conferência centrou-se na exploração de soluções sustentáveis para os desafios ambientais em territórios insulares, com especial enfoque na realidade da Região Autónoma dos Açores. O debate destacou a importância da colaboração entre ciência, inovação, empresas e políticas públicas, como vetor orientador para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente. Durante o encontro, foram ainda discutidas e analisadas boas práticas e estratégias de adaptação às especificidades ambientais e socioeconómicas dos territórios insulares, sublinhando o papel da engenharia e da investigação científica na promoção de uma gestão equilibrada dos recursos naturais e na transição ecológica.
Esta iniciativa reforça o compromisso da OET e da Universidade dos Açores em fomentar o diálogo interdisciplinar e aproximar o conhecimento científico das necessidades concretas das comunidades locais, contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável do território insular.
Conferência Regulamento UE 2023/1230 (Máquinas)
- Detalhes
A Secção Regional do Norte da OET irá realizar uma videoconferência subordinada ao tema "O Novo Regulamento (UE) 2023/1230 sobre Máquinas", o que muda a partir de 2027", no dia 02 de outubro de 2025, pelas 17h30.
O Regulamento (UE) 2023/1230 sobre Máquinas, que entra em vigor a partir de 20 de janeiro de 2027, substitui a diretiva anterior para estabelecer regras uniformes na UE, assegurar a livre circulação de máquinas conformes e garantir um alto nível de segurança.
• IA
• Cibersegurança
• Documento digital + QR Code
• Marketplaces são responsáveis!
• Videoconferência GRATUITO: dia 2 de outubro 2025
• 60 min | Com passo a passo para se preparar
Plataforma: Zoom (Link de Ingresso)
No dia e hora marcados entra diretamente na Conferência através do link de ingresso
Conferência "Gestão e Prevenção de Incêndios Rurais" 29/Set 18:00h
- Detalhes
A crescente frequência e intensidade dos incêndios rurais impõem novos desafios à gestão do território e à proteção das comunidades.
Nesta conferência, organizada pela Secção Regional Norte da Ordem dos Engenheiros Técnicos, vamos abordar estratégias eficazes de prevenção, planeamento florestal e resposta integrada aos incêndios, reunindo especialistas da área e promovendo o debate sobre soluções sustentáveis e colaborativas.
29 de setembro (18:00h)
Plataforma: Zoom
Link de Acesso: Clique aqui para ingressar na Conferência
Clicar no link, no dia e hora marcados e entra diretamente na Conferência
Regulamento em Consulta Pública (Set/2025)
- Detalhes
Encontra-se em consulta pública o projeto de alteração e redenominação do Regulamento de Remuneração dos Membros dos Órgãos da Ordem dos Engenheiros Técnicos,
OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos
Consulta pública do projeto de alteração e redenominação do Regulamento de Remuneração dos Membros dos Órgãos da Ordem dos Engenheiros Técnicos.
Os contributos e sugestões de alteração aos projetos de regulamento e de deliberação devem ser enviados no prazo de 30 dias úteis a contar da publicação em Diário da República (ou seja, até 04 de novembro de 2025) para o endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Tomada de posição - Crise na Habitação
- Detalhes
A crise da oferta habitacional e as medidas anunciadas pelo Conselho de Ministros de 18 do corrente
Tivemos conhecimento das principais conclusões dos trabalhos do Conselho de Ministros de 18 do corrente, que aprovou medidas de extraordinária importância para a mitigação da crise habitacional que afeta o país.
As medidas propostas, designadamente as dirigidas ao reforço da oferta pública de imóveis, são mais do que desejadas, uma vez que a escassez de terrenos urbanizáveis em localizações com maior pressão habitacional constitui uma das principais condicionantes do processo de promoção de novos fogos habitacionais.
A par desta proposta, as medidas de carácter económico e financeiro são igualmente muito bem-vindas, não obstante ser necessário assegurar uma, regulação cuidada para a salvaguarda do interesse público.
Destacam-se, igualmente , as medidas propostas relativamente a uma atualização de valores para algumas das modalidades previstas no CCP (Código da Contratação Pública), que são, na nossa opinião, positivas e serão, com certeza, uma ajuda para que se dinamizem os processos e procedimentos, no sentido de agilizar os projetos de construção nova.
Importa, no entanto, relembrar que o CCP é um código que está desatualizado e desajustado para os dias de hoje, constituindo muitas vezes um entrave à evolução e realização de projetos com um olhar voltado para o futuro. Não obstante, esta alteração cirúrgica é de saudar.
Pena é que não se olhe para este CCP com maior atenção, porque é á raiz de muitos problemas no desenvolvimento económico nacional (poder-se-á, com certeza, assegurar a seriedade e transparência de processos e defender os interesses do estado com menos burocracia e limitações à atividade económica).
É, assim, fundamental adotar uma visão estratégica que permita lançar concursos e avaliar propostas que contemplem muito mais que um simples sistema de avaliação pelo preço mais baixo, pese embora o caderno de encargos poder considerar uma série de fatores que incluam pressupostos de industrialização, sustentabilidade, economia circular ou eficiência energética…
Igualmente urge aplicar-se medidas para a agilização dos processos de licenciamento e tramitação nas diferentes entidades Municipais, com o aperfeiçoamento e consolidação do “Simplex Urbanístico”, a plataforma de uniformização de processos e procedimentos no licenciamento Municipal (PEPU), bem como o tão vital Código da Construção, cujos trabalhos se encontram atualmente suspensos.
Felicitamos o Governo pelos primeiros passos, mas urge dotar o Pais de um sistema de enquadramento jurídico mais eficiente, que traduza a realidade dos nossos tempos e dos objetivos que, todos, pretendemos ver concretizados relativamente à celeridade, atualidade e racionalização económica do investimento em construção.
Manifesto aqui a total a disponibilidade da OET para colaborar na concretização das medidas agora anunciadas, uma vez que tempo urge. Os engenheiros técnicos são, pelo seu conhecimento, proximidade aos problemas reais e experiência na execução, de projetos e obras, agentes da grande valia na materialização de soluções que respondam de forma eficaz às necessidades do país.

Prémio +Valor Madeira
- Detalhes
Encontra-se a decorrer, no período de 1 de setembro a 15 de outubro do ano corrente, o prazo de apresentação de candidaturas à 5.ª edição do Prémio +Valor Madeira, distinção conferida pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, tendo por finalidade reconhecer trabalhos realizados em contexto académico, ao nível de teses de doutoramento e de dissertações de mestrado, bem como de artigos científicos publicados, em áreas que envolvam interesse para a Região Autónoma da Madeira e potencial aplicabilidade nesta.
O Prémio tem o valor pecuniário de 5.000,00 €, podendo, ainda, haver lugar à atribuição de menções honrosas, distinguidas com certificados.
Toda a informação sobre a iniciativa encontra-se disponível no site da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, em wvw.alram.pt
Seminário INHAVIT (UMinho)
- Detalhes
A Universidade do Minho irá realizar um seminário de divulgação dos resultados do projeto INHAVIT – Sustainability-led approaches for the rehabilitition and revitalization of the cultural heritage of Montesinho Natural Park, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e focado na caracterização e valorização do património vernáculo do Parque natural de Montesinho, situado nos concelhos de Bragança e Vinhais.
O seminário terá lugar no dia 25 de setembro de 2025 na Universidade do Minho, Campus de Azurém, em Guimarães (Auditório Nobre), tendo o programa previsto na imagem abaixo.
A participação no seminário é gratuita, mas será necessário efetuar previamente a inscrição através do formulário https://www.cognitoforms.com/graçavasconcelos/inhavitseminário/

Dia Internacional de Consciencialização sobre a Perda e Desperdício de Alimentos
- Detalhes
A OET assinada o dia 29 de setembro - Dia Internacional de Consciencialização sobre a Perda e Desperdício de Alimentos

Dia Nacional da Sustentabilidade
- Detalhes
A OET assinala o dia 25 de setembro - Dia Nacional da Sustentabilidade

Dia Mundial da Preservação da Camada de Ozono
- Detalhes
A OET assinada o dia 16 de setembro - Dia Mundial para a Preservacao da Camada do Ozono

Dia Nacional do Bombeiro Profissional
- Detalhes
A OET assinada o dia 11 de setembro - Dia do Bombeiro Profissional

Resumo de atividade 02Set2025
- Detalhes
Neste local são apresentados os resumos das atividades realizadas pela Ordem dos Engenheiros Técnicos relativamente à comemoração do Dia/Semana do Engenheiro Técnico.
Celebrado protocolo com U. Coimbra
- Detalhes
A Ordem dos Engenheiros Técnicos, através do Presidente da Secção Regional Centro, Engenheiro Técnico Paulo Moradias, celebrou um Acordo para benefício de desconto para a frequência da “Pós-Graduação em betão estrutural” e da “Pós-Graduação em construção em madeira”
Protocolo para usufruto de 10% de desconto a todos os membros da OET na frequência das Pós-Graduações.
Protocolo Misericórdias Saúde
- Detalhes

Atualização
A Ordem dos Engenheiros Técnicos celebrou um protocolo de parceria com a Misericórdias Saúde, disponibilizando a todos os seus membros e respetivos familiares um plano de saúde.
Este plano permite:
- Acesso à Rede União das Misericórdias e AdvanceCare,
- Uso imediato após a subscrição e sem período de carência, e acesso total à rede de cuidados médicos,
- Sem limite de idade e sem necessidade de avaliação ou questionário médico,
- Este seguro NÃO TEM
- limite de idade e de utilização
- exclusões por doença
- questionários clínicos ou exames médicos
- Cuidados de medicina dentária incluídos na rede (consultas na rede com descontos até 60%)
- Descontos na assistência ao animal de estimação incluída
Por ser membro da OET tem 90 dias de oferta do seguro sem custos
Para mais informações aceda a https://ms.misericordiassaude.pt/ofertas/ordens/ordem-dos-engenheiros-tecnicos?parceiro=24&promotor&ads




















































