Reconhecendo a falta de recursos técnicos de engenharia especializados na área ferroviária, preparados para atender às necessidades imediatas do mercado de trabalho a par da escassez de formação especializada na área, o ISEL criou, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, a Pós-Graduação Especialização em Engenharia Ferroviária (PG-EEF).
Esta Pós-Graduação, pretende formar técnicos altamente qualificados na área ferroviária, contribuindo para colmatar as necessidades nacionais e contribuir para a transição ecológica relativamente à mobilidade e transporte elétrico no âmbito do plano estratégico nacional, reforçando a formação pós-graduada no âmbito dos mecanismos de recuperação e resiliência.
A PG-EEF, com a duração de um ano e 60 ECTS, estrutura-se em cinco Unidades Curriculares que abrangem a totalidade das matérias relevantes nas áreas de projeto, construção, renovação, modernização, manutenção, reabilitação, conservação e exploração das infraestruturas ferroviárias.
A equipa docente é constituída por quadros do ISEL, das maiores empresas construtoras em Portugal e da Infraestruturas de Portugal, S.A., sendo reconhecidos na área como especialistas.