DIME

Mulheres na Engenharia: uma História de Conquistas

Desde 2017 que a 23 de junho se comemora o Dia Internacional da Mulher na Engenharia e também, dessa forma, se celebram e homenageiam todas as mulheres que escolheram seguir esta carreira e fazerem da Engenharia não só a sua profissão, mas também, um modo de vida e de serviço à sociedade.

Desde sempre que a história da Engenharia foi, predominantemente, contada no masculino. Porém, ao longo desta narrativa existem inúmeras mulheres na engenharia que contribuíram (e contribuem) de forma digna para deixar a sua marca no mundo e transformar o futuro.

Hoje é o dia daquelas que escolheram seguir carreiras na engenharia, cujo trabalho serviu e servirá para nos inspirar a refletir sobre o passado repensando o presente e perspetivando também o futuro, no feminino.

É, pois, imprescindível, que cada vez mais as mulheres na engenharia se capacitem de todo o seu potencial enquanto líderes, perpetuando a representação da profissão com curiosidade, paciência, inteligência e paixão.

Esse contributo no feminino contribuirá para, por exemplo, um aumento da qualidade de vida e promoção da diversidade e inclusão, indispensáveis para o sucesso da engenharia em favor e em prol dos cidadãos.

Mais, esta capacitação de mulheres e raparigas, bem como a multiculturalidade, auxilia na criação de soluções inovadoras, impactando positivamente o mundo, de forma eficaz e sustentável.

Nesta matéria há ainda muito terreno por desbravar e, por isso, continua a ser urgente debater este tema.

A academia, o mundo profissional e os mais diversos fóruns têm um papel deveras importante na formação da engenharia e no acesso das mulheres à engenharia, que continuam a ter menor representação num todo que ainda é maioritariamente masculino.

Todos os dias, quase quatro mil milhões de mulheres e raparigas inteligentes, corajosas, curiosas e criativas poderão vir a optar por uma profissão ligada à Engenharia.

A Ordem dos Engenheiros Técnicos marca esta data com a estima e consideração, convidando todas as atuais e futuras Engenheiras Técnicas a explorarem uma área absolutamente essencial no progresso de qualquer sociedade.