A alteração ao modelo de emissão de declarações, que agora contém uma Certificação Digital Qualificada, faz com que o SEDAP passe a depender de serviços externos para a realização dessa certificação nas Declarações da OET (o que não acontecia até então).

Após a implementação deste sistema, temos verificado que, ocasionalmente, têm existido alguns períodos de indisponibilidade desse serviço externo (por exemplo, ontem entre as 10:04 e as 10:34 o sistema esteve indisponível do lado da geração da Certificação Digital Qualificada). Durante esse tempo a emissão de declarações não foi possível tendo sido reportada a falha na emissão de um total de 160 pedidos de declarações.

Embora não seja responsabilidade nossa nem do nosso sistema de informação, a OET pede desculpas, informa que está a procurar perceber as razões dessa indisponibilidade e a procurar soluções alternativas que permitam obviar esta questão.

Assim, sugerimos que, sempre que o sistema reporte incapacidade de gerar a certificação da declaração, aguarde alguns minutos até que seja realizada uma nova tentativa em momento posterior…