O Engineering Card foi desenvolvido pela Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia (FEANI) com o objetivo de simplificar e agilizar o reconhecimento de qualificações dos Engenheiros na União Europeia e, consequentemente, facilitar a livre circulação, bem como,  o acesso a oportunidades de trabalho no mercado interno europeu sendo já emitido e reconhecido na Alemanha, Croácia, Eslovénia, Polónia, Portugal, República Checa e Sérvia.

A emissão deste cartão resulta de um protocolo assinado pela Ordem dos Engenheiros, em nome do Comité Nacional, com a FEANI.

As candidaturas a este cartão europeu são apreciadas por um Comité de Registo, nomeado pelo Comité Nacional  da FEANI e validado pelo seu Board , constituído por membros da Ordem dos Engenheiros Técnicos e da Ordem dos Engenheiros, que procede à avaliação e reconhecimento das habilitações académicas, experiência profissional e formação contínua dos candidatos.

Todas as informações relativas ao Engineering Card e ao processo de candidatura estão disponíveis no sí­tio do Engineering Card na internet.