Como sempre acontece, a Ordem dos Engenheiros Técnicos divulga dados anuais relativos ao exercício da profissão de Engenheiro Técnico. Assim, foram emitidas durante o ano de 2016 um total de 121.952 declarações para o exercício de atos profissionais (excluindo evidentemente as declarações para efeitos de IRS, que são emitidas pelo mesmo sistema).

A OET implementou em 2010 um sistema em que faz corresponder uma declaração a um ato de engenharia, para aqueles que são atos regulados por legislação específica, e que atesta a capacidade para a prática desse ato.

Declarações 2011-2016

Podemos inferir dos dados acima apresentados, que os Engenheiros Técnicos praticaram em 2016 mais 31% de atos de engenharia quando comparamos com igual período do ano anterior.

Estes dados são compilados a partir do sistema SEDAP, através do qual são emitidas todas as declarações para a prática dos atos de engenharia, tendo mais de 92% destas declarações sido emitidas pelos próprios membros, dispensando a intervenção das Secções Regionais.

Em julho de 2016 foi eliminada a vinheta física, sendo a declaração totalmente desmaterializada e certificada digitalmente, podendo ser emitida a partir de computador, tablet ou smartphone e enviada por email para quem o Engenheiro Técnico desejar.

Esta é a nossa contribuição para a simplificação administrativa colocada ao serviço dos Engenheiros Técnicos.

Emitentes 2016

Se analisarmos a evolução do sistema ao longo do tempo:

Evolução emitentes

O crescimento sustentado da utilização do sistema pelos Membros da OET, em detrimento da solicitação às Secções Regionais confirma o sucesso e a usabilidade desta aplicação.

 

O detalhe das declarações emitidas por modelo, durante o ano de 2016, pode ser consultado AQUI.

 

Estes dados vêm confirmar o aumento da atividade dos Engenheiros Técnicos e a sua crescente importância no desenvolvimento de Portugal e provavelmente, um aumento da atividade económica no nosso país, concretamente nas áreas de atuação onde a nossa classe profissional intervém.

Em termos regionais, um indicador do local onde existe a atividade económica, a distribuição dos atos de engenharia praticados em 2016 (e nos anos desde 2011) o número de declarações emitidas foi:

VariacaoSR

Deste quadro pode observar-se que:

  1. O ano de 2016 foi, de entre os últimos seis, aquele em que existiu maior atividade por parte dos Engenheiros Técnicos
  2. Entre 2011 e 2013 verificou-se um decréscimo acentuado da atividade por parte dos Engenheiros Técnicos, provavelmente decorrente da conjuntura sócio-económica do País.
  3. Desde 2014 se nota uma retoma na atividade dos Engenheiros Técnicos (ainda algo incipiente em 2014) com particular destaque para o crescimento de quase 32% verificado em 2016 face a 2015.
  4. De todas as regiões do País, só a região centro ainda não atingiu valores superiores a 2011.
  5. Considerando que 70% dos atos de Engenharia são praticados por Engenheiros Técnicos Civis, e 20% por Engenheiros Técnicos da Especialidade de Engenharia de Energia e Sistemas de Potência, podemos afirmar que a retoma no setor da Construção Civil é uma realidade em Portugal em 2016.