A OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos, junta duas plantas com as soluções possíveis de infraestruturas aeroportuárias que, de uma forma expedita, evidenciam as necessidades infraestruturais de apoio à mobilidade para as duas unidades aerotransportadoras.
Considerando as necessidades da planta “ Novo Aeroporto de Lisboa – Campo de Tiro de Alcochete (CTA);
- Via do Arco Ribeiro Sul
- Linha Ferroviária de Alta Velocidade
- Ponte Chelas-Barreiro
- Ponte/Túnel Algés-Trafaria
- Terminal Fluvial do Seixalinho
- Ligação à ponte Vasco da Gama
- Reformulação do nó rodoviário do Montijo
- Novo nó rodoviário no aeroporto Figo Maduro
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Considerando as necessidades da planta “Acessibilidades do novo pólo do Aeroporto General Humberto Delgado, no Montijo”;
- Via do Arco Ribeiro Sul
- Terminal Fluvial do Seixalinho
- Ligação à ponte Vasco da Gama
- Reformulação do nó rodoviário do Montijo
- Novo nó rodoviário no aeroporto Figo Maduro
Atento ao exposto e ainda considerando a privatização da ANA (ocorrida em 2012), o aumento exponencial de passageiros, a saturação que se perspetiva no curto prazo do Aeroporto General Humberto Delgado, é urgente viabilizar uma alternativa. Assim, a solução Montijo apresenta-se como a solução técnica mais viável e financeiramente mais económica.