Imprimir

Cara(o) Colega,Bastonario OET

Estamos no início do novo ano, o que para muitos corresponde a um tempo de renovação, de recomeço, onde somos impelidos a traçar novos objetivos e tomar as nossas “resoluções de ano novo”.

Assim, neste ano de 2017, quero desejar em primeiro lugar a todos os Engenheiros Técnicos que, do ponto de vista pessoal e profissional, este seja um ano bem mais simpático que os anteriores, onde consigamos continuar a concretizar os nossos objetivos.

A Ordem dos Engenheiros Técnicos continuará a sua linha de modernização e inovação para que se aumente a sua competitividade e qualidade. Continuamos a trabalhar para que a obrigatoriedade de pertencer a uma Ordem seja um motivo de orgulho pessoal e não um fardo ou um peso em termos profissionais.

Também não é demais realçar que a Ordem dos Engenheiros Técnicos é a única que tem a possibilidade de representar todos os diplomados do ensino superior em Engenharia, sejam eles Bacharéis, Licenciados (Pré e Pós Bolonha), Mestres (Pré e Pós Bolonha) e Doutores.

Esta realidade, factual porque decorre dos estatutos das Ordens Profissionais recentemente publicados, é absolutamente incontestável.

E, como é evidente, estamos preparados para acolher todos aqueles que, cumprindo os requisitos de inscrição, o queiram fazer na nossa Ordem.

Mas em qualquer dos casos, nunca descuramos os nossos membros porque, como diz o povo na sua sabedoria infinita, “quem não cuida dos seus, vem o Diabo e leva”.

E foi por isso que tornámos gratuitas as declarações para o exercício da profissão e não aumentámos as quotas, como decorreria da aplicação do regulamento de quotização.

Objetivamente, a Ordem dos Engenheiros Técnicos baixou os custos do exercício da profissão que serão, em 2017, inferiores em valor absoluto e relativo, aos de 2016. De igual modo baixámos os emolumentos devidos pela inscrição, e continuaremos a procurar baixá-los ainda mais, no sentido de simplificar a vida aos que agora chegam à profissão.

E, como é evidente, continuaremos no caminho de reforço do prestígio institucional que temos vindo a fazer, no respeito dos nossos valores, de trabalho sério e honesto, sem “truques” nem atropelos da dignidade de terceiros, e colocando a Engenharia Portuguesa (seja ela feita por Engenheiros Técnicos ou por Engenheiros) e Portugal acima dos interesses particulares ou corporativos.

Em 2017 queremos continuar a liderar o incremento da presença da Engenharia e dos seus profissionais nas decisões que todos temos que realizar, enquanto comunidade e enquanto país.

São estes os votos que expresso e que, conjugados com a realização pessoal de cada um de nós, nos dará razão para uma redobrada esperança e alegria para o novo 2017.

O Bastonário
Augusto Ferreira Guedes