• Regulamentos da OET
  • Propostas OET
  • Core das Especialidades
  • INDEX OET

O Curso de Pós-Gradução em Novas Abordagens em Acústica Aplicada e Áudio, PGN4A, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ISEL, terá a primeira edição em 2022/2023.
 
Considerando que as novas tecnologias - som imersivo, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial - estão a mudar o modo como experimentamos e interagimos com o som, o recurso a diferentes abordagens nos equipamentos de medição clássicos e o desenvolvimento de novas técnicas e de conceitos disruptivos fazem da Acústica, das Vibrações e do Áudio áreas em grande evolução. 
 
A PGN4A vem responder a esta necessidade, explorando todas as funcionalidades dos equipamentos e das plataformas de análise, introduzindo os novos paradigmas com que os futuros profissionais se irão deparar.
 
Descrição
As matérias abordadas na PGN4A serão lecionadas de modo estruturado, apresentando os respetivos fundamentos teóricos e objetivando a seleção das melhores soluções para um conjunto muito variado de casos práticos. Os tópicos serão apresentados em sala de aula e em laboratório, estando, ainda, contemplados diversos trabalhos de campo de modo a ser possível analisar, in-situ, situações reais de diferentes ambientes sonoros. 
Tendo a PGN4A uma forte componente prática, serão colocadas à disposição dos respectivos formandos, ferramentas de trabalho diversas, designadamente dispositivos didáticos e equipamentos profissionais. As aulas práticas serão lecionadas no Laboratório de Áudio e Acústica e na Sala de Som Imersivo do ISEL (https://acusticaudiolab.isel.pt), que se encontra equipada com um sistema de som multicanal com +32 altifalantes.  

Estrutura e plano curricular
O curso tem duração de 37 semanas, perfazendo 2 semestres, num total de 360 horas de contacto, 60 ECTS, sendo constituído pelas seguintes Unidades Curriculares: Análise e Simulação em Acústica e Vibrações; Electroacústica e Reforço Sonoro; Acústica Ambiental e Laboral; Técnicas de Tratamento de Áudio; Acústica de Salas e Controlo de Ruído; Térmica e Acústica de Edifícios; Técnicas para Áudio 3D; Realidade Virtual e Aumentada Aplicada ao Som; Controlo de Vibrações; Inteligência Artificial Aplicada ao Som; Composição Sonora e Instalação Artística; Seminário I e II.

As aulas irão decorrer em horário pós-laboral, às quintas e sextas-feiras (entre as 18:00 e as 22:00) e, esporadicamente, às quartas-feiras. As aulas teórico-práticas serão preferencialmente lecionadas em formato presencial nas instalações do ISEL, com eventual transmissão por vídeo-conferência, sempre que seja possível.

A segunda fase das candidaturas encontra-se a decorrer, de 22/08/2022 a 05/09/2022, com início previsto das aulas para outubro de 2022.

Informação detalhada em:
https://www.isel.pt/curso/pos-graduacao/pos-graduacao-em-novas-abordagens-em-acustica-aplicada-e-audio

Esclarecimentos adicionais: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

.