Imprimir

A Conferência Pública alusiva ao tema “Olhar o mundo a partir dos Açores – Uma visão global com a Engenharia ao centro” realizada no dia 9 de setembro de 2023, no Coliseu Micaelense, integrada na comemoração da efeméride do dia do Engenheiro Técnico que ocorre todos os anos a 2 de setembro, contou com a participação de mais de 60 pessoas oriundas dos vários quadrantes da sociedade açoriana, designadamente membros da OET, empresários, associações de empresas, representantes de outras Ordens Profissionais, órgãos de comunicação social, etc.

Estiveram ainda presentes o Presidente da Assembleia Representativa Nacional da OET (em representação do Bastonário da OET), deputados (à Assembleia da República e à Assembleia Legislativa Regional), o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores e a Universidade dos Açores representada por vários membros entre eles, o Vice-reitor para a Administração, Planeamento e Infraestruturas, o Diretor do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores e o Diretor de Curso da Licenciatura em Proteção Civil e Gestão de Riscos.

Na ocasião, foram igualmente entregues os diplomas de Engenheiro Técnico Especialista e Engenheiro Técnico Sénior e, no âmbito do protocolo estabelecido entre a OET e a Universidade dos Açores, foi entregue o prémio à melhor aluna do curso de Proteção Civil e Gestão de Riscos (Engenheira Técnica Linda Silva).

Foi ainda prestada uma homenagem da OET ao Prof. Doutor João Luís Gaspar (ex-Reitor da Universidade dos Açores) através da qual se pretendeu destacar o contributo que, enquanto cidadão e professor da Universidade dos Açores, deu, e ainda dá, à formação de um largo conjunto de profissionais que, ao serviço de vastas comunidades espalhadas pelo mundo, trabalham com competência e valor e por outro lado, enquanto Reitor, pelo compromisso público que assumiu em prol da integridade, inovação e empreendedorismo que resultou não só numa liderança inspiradora mas também num fortalecimento e valorização da Instituição que à data orientava.

Por fim, foram prestadas homenagens da OET aos Engenheiros Técnicos António Domingues (Ilha do Pico), Osvaldo de Ávila (Ilha Terceira), Primitivo Marques (Ilha de S. Miguel) e, a título póstumo, Vitor Macedo (Ilha do Faial), pelo contributo que, enquanto cidadãos, deram à Região e, ainda, pelo compromisso público que assumiram, enquanto Engenheiros Técnicos e que se traduziu num fortalecimento e valorização da própria Ordem.

A Ordem dos Engenheiros Técnicos deixa ainda uma palavra de agradecimento e apreço pela presença do Dr. Vasco Cordeiro que, na qualidade de Presidente do Comité Europeu das Regiões, abordou o papel das Regiões Ultraperiféricas no contexto do desenvolvimento europeu, os desafios que estas regiões enfrentam e o papel que as atividades ligadas à engenharia podem (e devem) assumir para melhor contribuírem e bem assim de forma decisiva ajudarem a minimizar e a ultrapassar esses desafios